segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A ditadura das revistas de moda - Por Diego Dacal



Chega o fim do ano, uma época de previsões, balanços e tendências. As revistas de moda e astrologia pipocam nas prateleiras das bancas de jornal e notícias sobre o que vestir e fazer pipocam em seus sites na internet. As revistas de moda ainda dizem o que e como se vestir para as festividades do “reveillon”.



Revistas L’Officiel e Gloss

O tipo de discurso utilizado pelos escritores destes veículos de moda algumas vezes parece se equiparar às ferramentas de lavagem cerebral dos filmes de ficção científica, que repetem uma mesma mensagem consecutivamente, como em Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. Ou ainda ao ditado “uma mentira dita muitas vezes se torna uma verdade”.
O predomínio de verbos na forma imperativa nestas revistas não pretende saber se aquele tipo de make-up, vestimenta ou cabelo se comporta bem na pessoa. Ela diz o que vai ser usado e diz ainda que você vai usar, como pode-se obervar na revista L’Officiel, “Criamos os penteados que você vai usar nesta temporada”. O consumidor, que vive em uma sociedade pós-disciplinar, ou de controle, onde todo o imperativo da moda já foi internalizado por ele, e assim ele já sabe qual é o padrão dominante e o mínimo que ele pode ser. O consumidor não possui identidade, etnia, peso ou escolha. Implícitamente existe um código visual que deve ser adotado dentro do sistema.


Revista TPM
Na revista TPM, a cantora Maria Rita afirmou que “a beleza tem mais a ver com o conforto do que com um padrão estético.”. O texto da cantora parece tentar alienar a ditadura da moda, travestindo o conforto ao vestir-se bem ou ao padrão estético dominante em nossa cultura. Alguns procedimentos, que, sem dúvida, geram um desconforto muito grande, por serem métodos invasivos, como os de peeling, lipo-aspiração, cirurgias estéticas ou implantes são amplamente utilizados por homens e mulheres que pretendem alcançar (a palavra “alcançar” foi usada a fim de representar que este padrão é visto como superior e quem não se encontra neste padrão é inferior) um padrão estético dominante.
Revistas pesquisadas (Dezembro/2009)
1 - Revista L’Officiel - http://lofficielbrasil.uol.com.br/
2 – Revista Gloss - http://gloss.abril.com.br/
3 – Revista Viva Mais - http://mdemulher.abril.com.br/revistas/vivamais/
4 - Revista TPM - http://revistatpm.uol.com.br/
5 – Revista Nova - http://nova.abril.com.br/
6 – Revista Manequim - http://manequim.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário