quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Por Tiago Rubini

Les Mills é como se chama a empresa de Leslie Roy Mills.

As séries Body System, modalidades de exercício físico muito populares em academias ao redor
do globo, inclusive da América Latina, dos Estados Unidos e da China, são o que esta empresa
comercializa. Exemplos destas séries são o Body Pump e o Body Combat.

Construindo um projeto pigmaliônico, Leslie Mills utiliza de seu carisma e tato para os negócios para sugerir um estilo de vida livre do sedentarismo. E ser sedentário, segundo Les Mills, além de ser mau para a saúde pessoal, também é corroborar com o declínio do meio ambiente.

O empresário tem um currículo e tanto: já foi atleta olímpico pela Nova Zelândia e prefeito de Auckland, a região metropolitana deste país com a maior concentração de capital financeiro.



No video publicitário a respeito do livro que Philip e Jackie Mills, filho e nora de Leslie, escreveram a quatro mãos, um narrador descreve a Terra em "termos humanos". O best seller se chama Fighting Globesity. Ele diz que como um atleta, o planeta está em forma (fit), em equilíbrio e funcionamento pleno. Relaciona, em seguida, a poluição, o consumo exacerbado e a produção excedente de lixo à obesidade, chamando a atenção para a dificuldade que é reverter um quadro grave. A construção semântica das imagens deste video, coerente com a narração, alterna cenas de destruição ambiental e de adultos obesos comendo ou simplesmente andando pela rua.





O evidente alinhamento da série Body Systems com a bioascese, conjunto de valores que sustenta os dogmas contemporâneos da qualidade de vida, está conectado com a sua comercialização. A estética publicitária da Les Mills flerta com a publicidade de produtos feitos para jovens. Pessoas muito felizes, com disposição e estimuladas figuram nas campanhas das séries de exercício Les Mills.




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